julho 20, 2017

 

A ARTE DE CRESCER sempre se preocupou com a formação e capacitação de sua equipe e, principalmente de seu corpo docente.  Desde o seu início a escola tem oferecido mini-cursos, palestras e treinamentos com temas relacionados à Educação e áreas afins para sua equipe e também aberta a profissionais da Educação e da Psicologia. Nesses momentos são estudadas diversas teorias e, principalmente, as teorias de desenvolvimento e aprendizagem infantis, assim como são discutidas questões relacionadas ao processo crítico e reflexivo das ações exercidas nas escolas de Educação Infantil e, em especial, na ARTE DE CRESCER.

Nossa Equipe Pedagógica é diferencialmente formada por Pedagogas e Psicólogos, Especialistas em Educação, assim como estudantes de Psicologia e Pedagogia. Além disso, assumimos o compromisso social de oferecermos estágios nessas áreas tendo como um dos principais objetivos a formação desses futuros profissionais que irão atuar na Educação.

A partir de 2015 a Direção da ESCOLA entendeu que essas ações, que sempre contribuíram para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de nossas crianças, deveriam ser estendidas, portanto, a todos os educadores da escola. Entendemos que Educadores são professores, pais, responsáveis e demais membros da família e do meio social no qual estão inseridas nossas crianças. Segundo o dicionário Aurélio, educador, que tem origem do vocábulo latim educatore, é definido como “aquele que educa”. Considerando que todos os membros da comunidade escolar são educadores, A Escola ARTE DE CRESCER abriu, então, suas palestras a toda comunidade escolar!

Como a escuta e o acolhimento são fortes diferenciais da nossa Escola, em Maio de 2016 criamos o Grupo Tecendo Feminilidades abrindo um espaço diferenciado através do acolhimento, da escuta e das trocas de experiências das mulheres-mães e ou grávidas. Ampliamos assim, o alcance das nossas ações, pois além de formar Educadores criamos um espaço ou momento específico para ouvir e acolher esses Educadores (mães, professoras, grávidas, entre outras) através desse Grupo. Porém, na palestra sobre “Geração sem Palmadas” em Julho, um pai do Maternal III sugeriu que o Espaço Tecendo Feminilidades pudesse ser acolher pais e mães.

Após ouvirmos a demanda desse pai e a partir de diversas reflexões e reuniões a Direção da ARTE DE CRESCER decidiu criar um Projeto mais abrangente que possa abarcar a Formação Continuada de Educadores, o Grupo Tecendo Feminilidades e ampliar ainda mais suas ações e atividades. A nova proposta que contempla espaços e momentos de formação, escuta, acolhimento, trocas de experiências e outras ações que ainda estão por vir está sendo batizado como PROJETO CRESCER e “nasce” tendo como um dos seus principais objetivos formar e cuidar de quem cuida de nossas crianças. 

Leave a reply
Arte de Crescer e Minha Filha

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *